Você sabe do que suas roupas são feitas?

Nos últimos anos nos deparamos com diversas notícias sobre irregularidades nos processos de confecção de roupas. Tomar uma decisão de consumo consciente se tornou similar a montar um quebra-cabeça.

Sabemos que cada marca tem uma identidade e valores que transmitem em seus designes, mas poucas são as marcas que nos mostram esses valores também em seus processos produtivos. Afinal, por quais etapas as matérias-primas passam até chegar nas lojas?

 

Design

O design, já mencionado é quando o estilista alinha os valores da coleção com os desenhos das peças. A imagem nos proporciona de maneira inconsciente, reações e impressões. A bagagem histórica, comportamental e criativa do estilista, possibilita uma conexão entre as coleções e nossos próprios valores.

 

Modelagem

O modelista irá traduzir o desenho do estilista em padrões de medidas e moldes. Neste momento, pode ser solicitado ao designer alterações para adequação as proporções do corpo humano. O modelista entrega os moldes finais para corte.

Vale lembrar que hoje em dia já estão disponíveis no mercado softwares que fazem a modelagem de maneira mais automatizada.

 

Corte

Existem várias maneiras de executar o corte, das mais manuais, as mais automatizadas.

Em uma oficina industrial, o cortador coloca pano sobre pano e uma lâmina (ou lazer) corta um grupo de tecidos.

 

Costura

A costura é a atividade mais manual de toda a roupa. Em uma grande oficina, cada costureira se especializa na utilização de um tipo de máquina de costura para construir o produto final. As principais máquinas de costura são:

Máquina Reta: utilizada em tecidos planos

Overlock: utilizada para acabamentos em tecidos planos e costura de malha

Galoneira: utilizada para acabamentos em malha

 

Tecidos

Os tecidos podem ser naturais ou químicas.

As fibras naturais precisam apenas ser preparadas para em seguida fazer o fio, existem três divisões:

  • Animal: tecidos de origem animal.
    • Seda, Lã e Pelos
  • Vegetal: tecidos de origem vegetal.
    • Algodão, Linho, Rami e Coco
  • Mineral: tecido de origem mineral.
    • Amianto

As fibras químicas podem ser encontradas na natureza (artificais) ou no petróleo (sintéticas) e por meio de artifícios químicos obtém-se a fibra:

  • Artificial: a matéria prima é encontrada na natureza. O Liocel, por exemplo, é biodegradável e utiliza menos áreas plantadas de florestas gerenciadas ou autossustentáveis para obter um mesmo volume de fios que fibras naturais.
    • Viscose, Acetato, Modal, Liocel(ou Tencel)
  • Sintética: a matéria prima é encontrada no petróleo. Produtos sintéticos geralmente são mais tecnológicos, e podem trazer funções únicas, como por exemplo na prática de esportes.

Beneficiamento do tecido ou fio

Resumidamente, o tecido passa ainda por três tipos de beneficiamentos: preparação do tecido; tingimento e estamparia; e acabamentos.

Pronto para escolher suas peças?

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: