Os desafios da expressão da imagem autêntica

Gerar conexão com o próximo ou ser notado na multidão. Conseguir esse equilíbrio nem sempre é fácil, muito menos óbvio. E isso não é exclusividade da comunicação não verbal.
Foi o conhecimento em neurociência que esclareceu cientificamente esse desafio. Isso porque possuímos neurônios que repetem aquilo que vemos, sem que ao menos pensemos racionalmente antes de agir, como bocejar, por exemplo.
Antes de pensarmos racionalmente, nossos neurônios também decidem se algo é ou não um risco para a nossa sobrevivência. A dificuldade de compreensão pode ser um fator decisivo para nos afastarmos de uma pessoa ou situação.

Segundo Maslow, os seres humanos são motivados de acordo com as suas necessidades. Elas são:

  1. Fisiológicas: respiração, comida, água, sono
  2. Segurança: do corpo, do emprego, dos recursos, da moralidade, da família, da saúde
  3. Amor/Relacionamento: amizade, família, intimidade
  4. Estima: auto-estima, confiança, respeito
  5. Realização Pessoal: moralidade, criatividade, espontaneidade, solução de problemas, ausência de preconceito, aceitação dos fatos. 

As necessidades fisiológica é a base das necessidades. Só é possível evoluir para as classes de necessidades seguintes, quando a anterior for suprida. 

Quantas pessoas no mundo sentem-se satisfeitos fisiologicamente, se sentem seguros, satisfeitos nos relacionamentos e auto-confiantes para olharem o outro sem julgamento? Por outro lado só nos conectamos quando somos notados.

A ideia de aumentar a discussão sobre esse julgamento irracional é justamente criarmos um ambiente mais fértil e tolerante para todas as individualidades que muitas vezes são expressadas pela imagem. Afinal de contas, é graças a diversidade que ocorreram inovações que possibilitaram tantas transformações e continua promovendo a evolução da nossa sociedade.

Todos usamos roupas e objetos em nosso corpo. Seja ou não de maneira consciente, nossa imagem já está se comunicando. Que tal começar refletindo sobre como podemos nos expressar fisicamente?

Áreas físicas de comunicação